Ressignificando a Quarentena
- Juliana Gonçalves Villarim
- 16 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2020
Preciso confessar uma coisa para vocês, tenho passado por muitos desafios emocionais ultimamente. Com toda essa situação do coronavírus, vendo tantas pessoas e famílias sofrendo, inclusive pessoas da minha própria família e da minha rede social, confesso que fiquei abalada. Não tem como ficar imune emocionalmente ao que está acontecendo. A não ser que você seja uma pessoa sem sentimentos, ou uma espécie de Robô.
.
Mas eu percebi que uma coisa eu poderia fazer para não permitir que o pânico se instalasse em minha mente e eu virasse mais uma estatística de pessoas deprimidas e paralisadas nessa quarentena: *dar significados novos aos fatos!* Como assim Juju?
.
Calma, vou explicar. É uma questão de escolha eu entender que dias difíceis (os fatos) não determinam quem eu sou (interpretação). Os fatos podem até influenciar as minhas emoções e os meus sentimentos, mas nunca a minha identidade. Eu sou o que eu resolvi ser, o que eu aprendi a ser e o que Deus designou para que eu fosse. Não serão os fatos passageiros que me transformarão em alguém que eu não desejo ser.
.
A quarentena vai passar, tudo isso vai passar, e quais lembranças você vai querer guardar nas suas memórias? A de uma mulher amedrontada, sofredora, triste e que aproveitou o isolamento para se embebedar de notícias trágicas, deixando para depois da quarentena todos os seus planos e projetos? Ou uma mulher forte, corajosa, determinada, que viu nessa situação desafiadora uma grande oportunidade de se reinventar, de aprender coisas novas e se conectar mais com a família de dentro de casa?
.
Eu sei que o momento não é muito apropriado para emprestar o meu melhor sorriso. Mas deixa eu te dizer uma coisa: esse sorriso que eu registrei na foto é a minha forma de te dizer que você não precisa deixar que os fatos definam quem você é por dentro. Seja empática com o sofrimento das outras pessoas, se solidarize pelas dores de milhares de vidas que estão sendo ceifadas por essa doença maligna, mas não deixe nunca de cuidar de você mesma. Não deixe também de atribuir a essa quarentena o significado que colocará você de volta ao jogo da vida, em que você deixará de ser uma expectadora de notícias ruins, que só ajuda a aumentar o problema, e passará a fazer parte do time das que agem na direção da solução do problema. Esses são os significados que você pode atribuir aos fatos, e a escolha de qual deles seguir só depende de você.
.
Compartilha aqui com a gente, qual o significado que você tem dado a essa quarentena? E em qual time você tem jogado, o que participa do problema ou o que colabora com a solução?







Comentários