Dizer Obrigado apenas por conveniência ou obrigação é questão mais de Educação do que de Gratidão
- Juliana Gonçalves Villarim
- 6 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Você já agradeceu hoje? "Claro Juju, eu agradeço sempre". Não to querendo questionar sua Gratidão, sei que ela é verdadeira, mas deixa eu te fazer mais uma pergunta: qual o nível da sua Gratidão? "Poxa, Ju, que pergunta é essa, para mim Gratidão é um sentimento único, ou você tem ou não tem".
.
Amiga, desculpa te decepcionar, mas Gratidão não é SÓ um sentimento, é muito mais que isso; é também um hábito, uma forma de se comunicar e pensar, uma emoção, um remédio biológico da felicidade, uma virtude moral, um traço de personalidade, uma disposição de ânimo, e principalmente, é uma DECISÃO (essa é pra mim a melhor definição de todas).
.
E existem pelo menos 3 níveis de GRATIDÃO: a Superficial, a Circunstancial e a Plena. "Agora você foi longe demais Juju, diz logo o que é cada um desses níveis". Vamos lá, só vou dizer porque você me perguntou (rsrs).
.
A Gratidão Superficial é a aparente, a sintética, a da "boca pra fora". É uma forma de tratamento, de agir com educação, da mesma forma como dizemos um bom dia, um olá, um por favor. É quando a usamos por exemplo numa hashtag ou quando ganhamos alguma coisa de alguém. É o obrigado que dizemos ao Garçom por ter-nos servido ou à sogra que nos deu um presente de aniversário. Esse nível de Gratidão não tem influência alguma sobre nossa felicidade, mas não deixa de ser uma espécie de Gratidão e é muito importante usá-la sempre, especialmente porque é uma questão de ser ou não educada.
.
A Gratidão Circunstacial é aquela que depende de um acontecimento na vida para ser exercitada. Assim como a Superficial, tem um prazo de validade. Dura enquanto durar o evento que lhe deu causa. Por exemplo, essa Gratidão surge quando nasce um filho, quando nos casamos, quando ganhamos uma promoção no trabalho ou quando passamos num concurso. Somos profundamente gratos por cada uma dessas circunstâncias, mas esse sentimento é apenas provisório e sua influência sobre nossa felicidade se acaba quando o "calor daquela emoção" diminui ou se esvazia. É como se precisássemos sempre de estímulos para ser Feliz e exercitar a Gratidão.
.
E no nível mais alto tem a Gratidão Plena, que também pode ser chamada de definitiva ou incondicional. Essa Gratidão não precisa de estímulos ou eventos externos para ser comunicada e sentida. Ela existe dentro da gente, independente de qualquer coisa que nos aconteça. Ter ou não ter a Gratidão Plena depende apenas de uma coisa, da nossa decisão. E só quem escolhe ser grata, independente de circunstâncias, consegue alcançar a plenitude da felicidade. É o agradecer pela vida, pelo sol, pela saúde, por ser filha de Deus, por poder se amar e amar as pessoas, por ter um mundo de oportunidades a sua disposição (a lista é interminável). É não esperar ser rica, passar num concurso ou encontrar um grande amor para ser grata e ser feliz. Quando você chega nesse nivel, é como se a Gratidão já fizesse parte de seu modo de viver. Ela estará dentro de você e você irá senti-la a cada momento, bom ou ruim, da sua vida.
.
Finalizo fazendo novamente a pergunta que te fiz no início, tendo em mente que quem é GRATO é FELIZ: Qual realmente é o nível da sua GRATIDÃO? Quer aprender verdadeiramente a ser grata e feliz? Então vem com a gente no Projeto "Decida Transformar", aqui você irá receber todas as ferramentas que precisa para chegar no nível mais alto de GRATIDÃO e iniciar uma nova fase na sua vida, de verdadeira transformação em todos os sentidos!
.
.
#gratidao #inteligenciaemocional #desenvolvimentopessoal #coaching #sejavocemesma #sejaluz #sejagrata #felicidade #quarentena #covid_19 #decidatransformar #autoconhecimento #tempoderquemage #semgratidaonaohafelicidade
Comentarios